segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PDE:Programa distribuirá 20 mil bolsas em 2008!




Alunos das licenciaturas e pedagogia das universidades públicas receberão, em 2008, bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para desenvolver projetos de educação dentro das escolas da rede pública.
A expectativa do Ministério da Educação é incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores e que são prioritárias para o projeto: ciência e matemática de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
O Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) será lançado em setembro. Em 2008, o Pibid terá R$ 75 milhões para apoiar a formação de professores para a educação básica e antecipar o ingresso dos graduandos no ambiente escolar.
O programa vai unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde os índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) estão abaixo da média nacional, que é de 3,8. O objetivo é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Ideb nacional para 6, até 2.022, ano do bicentenário da independência do Brasil.
As universidades e secretarias devem apresentar à Capes projetos que reforcem e ampliem os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, direcionados especificamente a uma ou mais escolas da rede. A proposta será elaborada com a participação dos bolsistas das universidades e da direção, equipe pedagógica e professores das escolas envolvidas no projeto. O foco são aulas inovadoras e que orientem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Em caráter complementar, as universidades podem incluir nos projetos a participação de licenciaturas em letras (para língua portuguesa), educação artística (música) e pedagogia. O MEC vai oferecer 20 mil bolsas de R$ 300,00 cada, em 2008, assim distribuídas: dez mil bolsas para projetos desenvolvidos de fevereiro a dezembro e outras dez mil para o período de agosto a dezembro.
Nas escolas, os projetos serão desenvolvidos no contraturno das aulas e devem ser dirigidos a três conjuntos de alunos: 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª do ensino fundamental e ensino médio. Por exemplo: a universidade apresenta um projeto de oficina de matemática para o ensino médio. Os alunos de todas as séries desse nível de ensino desenvolverão as atividades em conjunto.


Manoela Frade

Nenhum comentário: