sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Educação Para Todos:Prioridade 1 da UNESCO!









http://www.unesco.org.br/areas/educacao/institucional/EFA/index_html/mostra_documento

A missão da UNESCO é promover a Educação como um direito fundamental, melhorar a qualidade da educação e estimular a pesquisa, inovação e o diálogo político.
O movimento da Educação para Todos é um compromisso mundial para prover uma educação básica de qualidade a todas as crianças e a todos os jovens e adultos. O movimento se iniciou durante a Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, em Jomtien, em 1990.
Dez anos depois, como muitos países não conseguiram alcançar o objetivo determinado na Conferência de Jomtien, a comunidade internacional se reuniu novamente em Dacar, Senegal, e reiterou seu compromisso de proporcionar Educação para Todos até 2015. Se identificaram seis objetivos educativos a fim de responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças e de todos os jovens e adultos até 2015.
Em seu papel de agência líder da coordenação deste movimento, a UNESCO mobiliza e harmoniza os esforços internacionais para alcançar os objetivos da Educação para Todos. Os governos, as agências para o desenvolvimento, a sociedade civil, as organizações não-governamentais e a mídia fazem parte dos associados que trabalham para a realização destes objetivos.
O movimento, para alcançar os objetivos da Educação para Todos contribui também com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e mais particularmente com o ODM 2 sobre a educação primária universal e com o ODM 3 sobre a igualdade de gênero na área de educação.
Coordenação Mundial de Educação para Todos (em inglês)
A nível mundial, regional e nacional, a UNESCO trabalha na consolidação de parcerias e alianzas, na elaboração de consensos e na harmonização da contribuição e da participação dos associados. Esses últimos compreendem os governos, as organizações internacionais, as parcerias bilaterais e multilaterais, a sociedade civil e o setor privado. Dois dos principais mecanismos de coordenação de Educação para Todos são o Grupo de Alto Nível e o Grupo de Trabalho. O Grupo de Alto Nível (em inglês)
Convocado anualmente pelo Diretor-Geral da UNESCO, o grupo é formado por cerca de trinta membros compreendendo Ministros de Educação e de Cooperação Internacional, chefes de agências para o desenvolvimento e representantes da sociedade civil e do setor privado. Seu papel é contribuir no reforço da vontade política iniciada durante o Fórum Mundial de Educação e mobilizar recursos.
O Grupo de Trabalho sobre a Educação para Todos (em inglês)
O Grupo de Trabalho sobre a Educação para Todos proporciona uma orientação técnica e promove o intercâmbio de informações entre todos os associados do movimento da Educação para todos. O Grupo é formado por representantes de todos os atores-chave em EPT.
O Plano de Ação Mundial (pdf em inglês)
O Plano de ação mundial é uma estratégia global elaborada para melhorar a coordenação da Educação para Todos a nível internacional e nacional. Tem por objetivo esclarecer o papel de cada uma das cinco agências líderes do movimento da EPT (Banco Mundial, FNUAP, PNUD, UNESCO e UNICEF) e definir sua ação conjunta e coordenada a nível mundial. Por fim, tem como objetivo melhor orientar a ação sobre EPT a nível nacional.
A Semana de Ação Global em prol da Educação para Todos
Uma campanha mundial de sensibilização organizada pela Campanha Mundial para a Educação com o apoio da UNESCO. Se realiza cada ano no final de abril, em comemoração ao Fórum Mundial sobre a Educação para Todos, que aconteceu em Dacar, no ano 2000. Seu objetivo é mobilizar os governos e a comunidade internacional para que mantenham seus compromissos de prover Educação para Todos até 2015.
O Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos
O Relatório de Monitoramento Global é uma publicação anual que faz referência e que avalia os progressos dos países e agências na tentativa de atingir os objetivos da EPT. Ele oferece os mais recentes dados disponíveis e uma profunda análise sobre os mesmos; inclui um índice de desenvolvimento da EPT que mede os países concernentes aos objetivos da EPT, mais particularmente sobre o ensino primário, alfabetização de adultos, a igualdade de gênero e a qualidade educacional. Leia mais (em inglês) (em francês) (em espanhol)
Lançamento do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2008Línguas: português, inglês, francês, espanhol
The UNESCO Courier, n. 10, Dec. 2007: Education for All, halfway thereLínguas: inglês, francês, espanhol
Links Selecionados:
Colaborações para a Educação (Parcerias para a Educação - PFE) (em inglês)
Estudo sobre Educação sob Ataque (pdf em inglês)
Mais sobre a Educação para Todos (em inglês)
Objetivo de Desenvolvimento do Milênio nº 2 - Alcançar a universalização do ensino fundamental
Semana de Ação Global (em inglês) (em francês) (em espanhol)
UNESCO e a Parceria com o Setor Privado: fazendo diferença (pdf em inglês)
2003-2012 - Década da Alfabetização: Educação para Todos (mais em espanhol-pdf) (mais em inglês)
2005-2014 - Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (mais em espanhol)
Documentos:
Coleção Educação para Todos
Documentos em Direito à Educação
Documentos em Educação Fundamental
Documentos em Educação Infantil
Documentos em Educação de Jovens e Adultos
Documentos em Educação Universal
Documentos em Qualidade Educacional
Instrumentos Normativos em Educação
Lançamentos Internacionais em Educação
Publicações Nacionais em Educação

Nenhum comentário: