quinta-feira, 31 de maio de 2007

Programa Norte-riograndense de Educação para o Trânsito


O que é PNET?
 O programa Norte-riograndense de Educação para o trânsito é uma proposta pedagógica que conceitua o tema trânsito como uma questão de cidadania e como tal deve ser trabalhado com toda a sociedade, junto as instituições de ensino públicas e particulares, empresas de transportes coletivos, grupos de terceira idade e outros. .
Atualmente, o Programa desenvolve quatro projetos:
Multiplicando Educadores de Trânsito:
 Tem como finalidade capacitar professores do ensino fundamental, das escolas públicas, estaduais e particulares, objetivando a formação de agentes multiplicadores de educação para o trânsito, a proposta é que o tema seja trabalhado de forma transversal de acordo com os parâmetros curriculares.
Escola Mirim de Trânsito:
 O objetivo é promover ações educativas em um " Espaço Vivencial de Trânsito Móvel", para alunos do Ensino fundamental que utilizam-se de um ambiente simulando um espaço urbano com sinalização horizontal, vertical, gestual, sonora, luminosa, marcos e barreiras; faixa de pedestre; carrinhos motorizados; bicicletas; vídeos e jogos educativos trabalhados na pespectiva do exercício da cidadania. É desenvolvido no Cartódromo Geraldo Melo (ao lado do Machadão) todas as segundas e terças-feiras, nos turnos matutino (08h30 às 11h00) e vespertino (14h30 às 17h00), podendo atender até 40 educandos por turnos (acompanhados pelo responsável da escola). Telefone para contato - 3232-1252 (DETRAN)
Direção Defensiva:
 Direcionado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, visando orienta-los através de palestras educativas e ações reflexivas sobre atitudes e comportamentos seguros a serem adotados no trânsito a fim de torná-lo mais solidário.
Vivendo e Aprendendo:
 Desenvolvido junto a grupos da terceira idade, através de palestras e ações educativas, estimulando à participação na discussão de assuntos relativos ao trânsito na busca de solucionar problemas atuais e futuros sob a ótica da Cidadania garantindo uma mobilidade segura.
Semana Nacional de Trânsito
 Comemoração da Semana Nacional de Trânsito, acontece no mês de Setembro, com realização de um Concurso a Nível Nacional, sobre questões relacionadas ao trânsito cujo o tema é estabelecido pelo Denatran/RN. A Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito comemora, realizando blitz educativas, palestras e eventos culturais voltados para sensibilização da população com relação ao trânsito sob a ótica da cidadania.
Como uma Escola pode integrar-se ao Programa?
 A escola para integrar-se ao PNET, deve enviar um ofício ao Diretor Geral do DETRAN/RN, solicitando a visita da equipe pedagógica na sua escola. Endereço: Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, CEP:59.071-450. Natal / Rio Grande do Norte/RN, ou ainda pelo fax:(84) 232-1206.
PNET para maiores informações (84) 3232 1252.
Histórico:
 Esse programa surgiu da iniciativa da ABDETRAN que, antecipando-se à legislação, solicitou a uma equipe de consultoria a elaboração de um projeto pedagógico para as escolas que desejassem desenvolver esse tema. Essa proposta, de autoria da Profª Juciara Custódio Guimarães Rodrigues, foi trazida pioneiramente para o Rio Grande do Norte em setembro de 1996.
 Atualmente, encontra-se implantado em 128 escolas da rede pública e privada do Estado, sendo 41 em Natal e 87 no interior do Estado (Mossoró, Caicó, Currais Novos, Tangará e São Gonçalo do Amarante). São 928 professores e 25.000 alunos envolvidos.
 A experiência é restrita à aplicação do Programa apenas no Ensino Fundamental da 1ª à 4ª série, tendo sido realizado também algumas experiências com turmas de Educação Infantil.
Pretende-se estender experimentalmente, a partir do ano 2000, ao ensino de 5ª a 8ª séries e também ao 3º ano da escola normal, com o propósito de formar multiplicadores de conhecimento do assunto trânsito
Objetivo:
 Promover a reflexão de alunos e professores sobre as questões de trânsito de sua cidade. Essa reflexão deve possibilitar:
1. O conhecimento das regras e normas de trânsito obedecendo às características de maturidade das crianças;
2. A compreensão da necessidade de obediência das normas e regras de trânsito para o bem da coletividade;
3. A mudança de comportamento gerando atitudes responsáveis e cidadãs.
Detalhamento:
 A sistematização dos momentos de trânsito é fundamental, por isso, é necessário que se distribua os conteúdos para o ano inteiro, trabalhos em consonância com os parâmetros curriculares nacionais, observando a aplicação da transversalidade.
 Estes conteúdos são específicos para cada série. Na 1ª série se parte da sala de aula que é o menor espaço ocupado pelo aluno na escola. Na 2ª série, as reflexões partem do bairro e/ou cidade, levando-os a conhecer o lugar onde moram. Na 3ª série, o espaço estudado é a via, a sinalização e os elementos componentes do Trânsito em geral. Na 4ª série, estuda-se o comportamento do homem em relação a Legislação de trânsito, bem como de outras leis (Declaração Universal dos Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente).
 É um Programa de parceria no qual os professores das escolas ministram as aulas ou momentos de trânsito e o DETRAN/RN, faz a assessoria pedagógica, através da realização de encontros para troca de experiências, visitas de alunos ao DETRAN/RN, palestras, oficinas, concursos e exposições.
 Os momentos de Trânsito têm carga horária flexível e são definidos pelas escolas, de acordo com as suas propostas pedagógicas.
 A adesão é voluntária para a escola e para o professor.
Metodologia:
 As aulas têm por base as observações realizadas no percurso de casa para a escola, no entorno da escola, ou durante passeios específicos em conjunto com toda turma. As aulas abordam também, notícias de jornais e revistas.
 Após a observação, os alunos relatam o que viram, discutem e são levados a pensar sobre os comportamentos observados; através disso, chegam às suas próprias conclusões.
 Os alunos produzem placas, semáforos, plantas baixas das salas de aula das escolas, maquetes, cartazes, livros.
 Sempre utilizando o material disponível (SUCATA), essa produção pode gerar ainda: músicas, poesias, peças de teatro, caminhadas educativas, etc.
Ações desenvolvidas:
 Recadastramento das escolas integrantes do PNET - Municípios de Natal - Mossoró, Caicó e Currais Novos;
 Capacitação de 500 (quinhentos) professores em Natal como multiplicadores de educação de trânsito e das Oficinas sobre a Importância das atividades Lúdicas na Educação de trânsito;
 Ampliação do número de escolas participantes do programa em Natal;
 Implantação do PNET nos municípios atendidos pelo "Detran Cidadão";
 Implantação do PNET em 10 (dez) escolas de 5ª a 8ª (3º ao 4º) ciclos, no município de Natal;
 Acompanhamento e assessoramento a todas as escolas participantes do PNET em Natal;
 Realização de 10 (dez) oficinas para professores das escolas atendidas pelo programa, sobre "A importância das atividades lúdicas na educação de trânsito";
 Implantar o projeto "Cidade Infantil de Trânsito";
 Promover oficinas, palestras educativas e eventos culturais, por ocasião das comemorações da Semana Nacional de Trânsito;
 Realização de um concurso de desenho e redação, junto às escolas do PNET, sobre o tema da campanha da Semana Nacional de Trânsito;
 Realização de reuniões, encontros e oficinas com os coordenadores pedagógicos das escolas integrantes do PNET - capital e municípios do interior;
 Treinar estagiários e técnicos do programa como multiplicadores de educação de trânsito;
 Realizar reuniões bimestrais com a equipe do Pnet e estagiários do Projeto.
Resultados:
 Os resultados são notórios. Os alunos questionam o comportamento dos pais no trânsito, interferem na comunidade, realizam comandos educativos e cobram das autoridades soluções para os problemas da cidade.
 Professores observam que o comportamento na sala de aula modificou, pois os alunos construíram as regras para as salas de aula e cobram o cumprimento delas pelos colegas.
 As comunidades também já declaram ter observado mudanças no comportamento dos alunos, especialmente quando usam transporte coletivo.
Escolas cadastradas
(clique aqui)
Programa Norte-riograndense de Educação de Trânsito
Somente quem acredita que pode promover mudanças através da educação,
é capaz de educar para o trânsito. E nisso, o DETRAN/RN acredita.

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