quinta-feira, 31 de maio de 2007

Mala de Leitura beneficia comunidade quilombola no RN


Uma mala, livros e muitas idéias. Essa é a fórmula do Projeto Mala de Leitura, lançado neste sábado (28), na comunidade de remanescentes quilombolas Moita Verde, no município de Parnamirim/RN.
A iniciativa, executada pela Fundação Parnamirim de Cultura, através de patrocínio do Programa BNB de Cultura, beneficiará 100 crianças, entre oito e doze anos, residentes da Comunidade Moita Verde, bem como alunos das escolas municipais Professor Homero de Oliveira Dantas e Professora Neilza Gomes de Figueiro.
Segundo a Coordenadora do Projeto, Maria da Conceição Beckman Pereira, o objetivo do “Mala de Leitura” é fomentar uma cultura de valorização da leitura na escola, desenvolvendo nos alunos o gosto pela leitura e sua competência como leitor, através de atividades diversificadas. Para isso, o personagem principal do projeto será a mala, que funcionará como uma biblioteca itinerante. “Ela terá o papel de despertar a curiosidade das crianças. Levaremos a mala às oficinas de leituras e só abriremos ao final, após apresentarmos e trabalharmos inicialmente os conteúdos dos livros”, explica a professora.
As oficinas ocorrerão duas vezes por semana na comunidade Moita Verde, além das escolas municipais. A Diretora de Cultura da Fundação, Kátia Maria de Jesus Corrêa, responsável pela supervisão do Projeto, afirma que as experiências serão desenvolvidas através de atividades pedagógicas como contação de histórias, oficinas de teatro, dentre outras, além de empréstimos de livros. A biblioteca do Projeto conta com títulos diversificados da literatura infanto-juvenil de autores nacionais e internacionais.

Um comentário:

kátia Maria disse...

Este Projeto foi um sucesso junto a Comunidade e as Escolas. Trouxe para as crianças, uma leitura de mundo, vivenciada através dos contos de fadas e a adaptação do ficticio para o real através da releitura, feita por cada uma das crianças.O resultado desta releitura foi a criação de outros contos e histórias criadas pelas crianças através da coordenação da Professora Conceição Beckman. Os Livretos foram publicados em uma coletânea de maneira bem criativa. Foram editados quinhentos exemplares, distribuídos no dia 14 de dezembro de 2007, entre o Patrocinador, Banco do Nordeste através do Programa BNB deCultura, Bibliotecas das Escolas Municipais e as crianças do Projeto.