segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Biblioteca do senado oferece acesso virtual a novas aquisições!


http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=82097&codAplicativo=2

Desde setembro deste ano, a Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado colocou à disposição do usuário mais uma ferramenta para consulta por meio da Internet. Trata-se do link Novas Aquisições, localizado no menu de serviços e produtos da instituição, por meio do qual é possível ter acesso às capas e a um sumário das publicações mais recentes adquiridas pela biblioteca.

As novas aquisições integram o conjunto de 300 mil títulos da biblioteca especializada em Ciências Sociais que possui o maior acervo de Direito do país, conforme informou a diretora da instituição, Simone Bastos.

- Dos livros publicados no mês, escolhemos os mais interessantes, em geral ligados à área do Direito ou um assunto que esteja em debate, como a pedofilia - explicou Marcela Carvalho, da Subsecretaria de Processamento Técnico.

Segundo a chefe da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas (SSPES), Walderez Maria Duarte Dias, o critério de escolha das publicações que passarão a integrar o acervo segue a política geral da biblioteca de dar suporte aos senadores e ao Senado na atividade legislativa. Visitas a feiras e bienais de livros, sugestões de consultores e dos próprios servidores da biblioteca, além de consultas a catálogos de livreiros e à Internet também servem de orientação à escolha das publicações.

Walderez Dias explicou também que, no site da Biblioteca, consta apenas parte das novas aquisições, pois o volume total de obras adquiridas é muito grande. Por essa razão, aparecem no link apenas os nomes das principais obras de cada área. Esses novos títulos estão agrupados em seções, por áreas de interesse, como Direito, Processo Penal, Economia e Política, História e Biografia.

Na seção Direito estão listados 25 títulos, todos de 2008, como Ética, Direito e Cidadania, de Ruben de A. Quaresma, A Prova no Processo Penal, de Flávio Luiz Gomes (Org.) e Fidelidade Partidária & Perda de Mandato no Brasil, de T.T.P.L.P. Cerqueira e C.A.P.L.P. Cerqueira.

Na seção de Economia e Política há atualmente quatro títulos, entre os quais se destaca a publicação recente de Samantha Power, O Homem que Queria Salvar o Mundo, sobre o diplomata Sérgio Vieira de Mello, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, morto em atentado terrorista à sede da ONU em Bagdá, em 2003. Ainda nessa área, outra publicação de 2008, de Wilson Quintella, é Memórias do Brasil Grande. Um pequeno resumo esclarece tratar-se "da história das maiores obras do país e dos homens que as fizeram".

Dentre as cinco publicações na seção de História e Biografia, há o relato dos conflitos no mundo islâmico do livro O Caminho de Cabul e Bagdá, de Burke Jason, e Mulher e Política - A Trajetória da Primeira Dama Darcy Vargas (1930-1945), de Ivana Guilherme Simili.

Na seção Outras Áreas, dentre 12 novos títulos encontra-se Em Brasília, 19 horas, de Eugênio Bucci, que aborda a disputa entre o jornalismo conhecido como "chapa branca" e o direito à informação no governo Lula. Também encontra-se nesse grupo a obra Traição: um Jesuíta a Serviço do Brasil Holandês Procurado pela Inquisição, do professor de história Ronaldo Vainfas.

Anteprojeto

Processo Penal é a seção das novas aquisições que contém o maior número de títulos - 42 livros -, entre os quais Nova Reforma do Código de Processo Penal Comentada Artigo por Artigo; O Novo Rito do Tribunal do Júri em Conformidade com a Lei 11.689, de 09/06/2008; e A Importância dos Conhecimentos de Comunicação para o Processo Penal, esse último identificado como um esboço de uma teoria geral e uma análise descritiva. Essa seção está sendo particularmente útil à comissão externa de juristas que está elaborando o anteprojeto do Código de Processo Penal. Para auxiliar o trabalho desse colegiado, já foi feito também um levantamento bibliográfico de 588 referências em livros, revistas e artigos produzidos nos últimos dez anos.

Convênios

Além das novas aquisições, o acervo da biblioteca é ampliado por meio de convênios com 15 bases de dados nacionais e internacionais e da interligação com outras 14 bibliotecas digitais do Distrito Federal que integram a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional (RVBI, conhecida por RUBI) - o que eleva o acervo dos 300 mil títulos físicos disponíveis para consulta para um milhão de títulos aos quais o usuário pode ter acesso por meio virtual.

Já o material fornecido pelos convênios é de uso restrito dos usuários da Casa. Entre as bases de dados, a diretora da biblioteca informou que a instituição mantém convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, no âmbito internacional, com entidades como a EBSCO InformationServices, a International Who's Who, que oferece biografias das principais personalidades do mundo contemporâneo; a ProQuest, que dá acesso a títulos de revistas e textos completos do Social ScienceJournals, e a Scielo, acervo de textos acadêmicos.

Cristina Vidigal / Agência Senado

Nenhum comentário: