segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lei torna obrigatória execução do Hino Nacional em escolas!












http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (13), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2301/00, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional, no primeiro ou no último dia da semana, nas escolas de ensino fundamental e médio. A proposta será analisada agora para o Senado Federal.O objetivo, segundo o autor da proposta, deputado Lincoln Portela (PR-MG), é estimular a noção de patriotismo e civismo entre jovens. Atualmente, a Lei 5.700/71 já prevê a obrigatoriedade de aulas de interpretação e canto do Hino Nacional em todas as escolas desses dois níveis de ensino.Relator do projeto na CCJ, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) acolheu as emendas aprovadas pela Comissão de Educação e Cultura, que retirou do texto original a obrigatoriedade da presença de todos alunos presentes na instituição de ensino durante a execução do hino, e a que penalizava com multa os diretores das escolas, em caso de descumprimento da norma.


7 comentários:

Thami disse...

Eu concordoo com isso!! Quando eu era menor nós,alunos da escola,cantavamos o hino nacional todos os dias e hoje isso já não acontece com as crianças...iso tira o amor a pátria!!
Muitas crianças de hoje no 5º ano não sabem o hino e as vezes nem p conhecem...Eu apoio plenamente essa nova lei!

Arthur Breno Stürmer disse...

Desculpe se a "Thami" viveu na época da ditadura e gostava de seguir as "obrigações" caídas de cima para baixo, mas há outras maneiras de se ser patriota. Por exemplo, obrigar a execução do hino em todo início de partida de futebol transmitido pelas emissoras de TV e rádio; ou então antes das novelas, que muita gente assiste.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

SERÁ SE OS POLITICOS SABEM CANTAR O HINO NACIONAL ..VAMOS SUGERI QUE TODOS EXECUTEM.... VAMOS PEDIR O CQC..

informativo do vereador disse...

O Lê está precisando mesmo é de uma escolinha de alfabetização, o cara ainda não aprendeu a escrever, portanto, deve também, aproveitar e decorar o Hino Nacional Brasileiro.

Matheustushtush disse...

Isso nem deveria ser lei!!! As escolas devem cantar o hino nacional sem a lei.
E na escola onde eu estudo eles não cantam o Hino Nacional, e eu so tenho 11 anos.

caçadora de mim disse...

Demonstrar patriotismo à custa de obrigação por lei soa falso e no mínimo monótono. No entanto, alguma coisa precisava ser feita para despertar esse respeito ao país, já que atualmente patriotismo dá a impressão de pieguismo e gera até sarcasmo para alguns. Quem sabe, cantando o hino, mesmo por lei,revendo e interpretando a letra (oi, professores!)os meninos descubram que já amavam o país e só não sabiam?